O que é RPG?

O Que é o RPG?

Está ai uma boa pergunta...
... mas você nem ao menos sabe o que seja, talvez você possa estar confundindo com aquele outro “RPG” (Reeducação Postural Global). Não esse assunto que vou abordar não tem nada haver com postura correta.( Mas é sempre bom saber sobre no google principalmente). Ou nunca ouviu falar mesmo. Caso você encontre um grupo de "amiguinhos felizes", com livros, papeis, refrigerante, dados estranhos sobre a mesa, falando coisas esquisitas, mesmo assim não compreende, leia atentamente a citação abaixo:

Segundo o Wikipedia...

O role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis e personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de umjogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Parece ser divertido não? Claro que é... eu jogo quando posso, (Poderia jogar sempre, mas responsabilidades pesam na vida de qualquer um.) . Qualquer hobby que tenha, mesmo aquele game básico em seu pc ou console, você só joga quando está livre. Isso também vale para o RPG. Um jogo de RPG é como uma brincadeira de "policia e ladrão" ou quando seus pais contavam aquelas historinhas de "faz de conta", se lembra disso na sua infância?


A Seguir vou dar um breve resumo sobre coisas básicas em uma mesa de RPG.

Mesa de RPG

Uma mesa de RPG que se prese deve conter, livros, dados, fichas, jogadores e narradores, sendo este o “juiz” da partida.

Jogadores

Jogadores são como atores, a única diferença, é em que uma partida de RPG não tem roteiro, sendo assim, estarão aptos a interpretarem de modo dinâmico e livre.
Eles que determinaram o rumo de uma historia, as ações que interpretarem e jogadas com acertos.

Narrador

O temido, ardiloso, chato... eu poderia ficar o post todo chamando o narrador disso e aquilo, porem esse cara ai vai determinar algumas coisas a fazer durante a partida. De vez em quando, vai usar os personagens dele para ajudar ou arruinar o grupo ao todo. Ele é o contador de histórias, o cara que vai avaliar se o seu personagem está agindo de acordo com as situações, regras do jogo e quem sabe matar seu personagem.

Dados

Objetos de plástico coloridos, cada um contem determinadas faces, incluído o mais comum, o dado de seis faces, usados para aqueles jogos do tipo banco imobiliário. Os dados têm um papel importante em uma partida, quanto mais sucessos o jogador conseguir, mais o personagem ira se dar bem.

Atualmente os dados de RPG são:

D4 – Dado de 4 faces
D6 – Dado de 6 faces
D8 – Dado de 8 faces
D10 – Dado de 10 faces
D10% - Dado de 10 faces, com um diferencial, serve para jogadas envolvendo porcentagem.
D20 – Dado de 20 faces
D30 – Dado de 30 faces
D100 – Dado de 100 faces

Também há outros dados diferentes e curiosos, como são muitos, em outro post, vou inserir estes dados diferentes.

Fichas

Lembra sobre os papeis que me referi sobre os “amiguinhos felizes” jogando RPG? Chamamos de fichas, é como se fosse uma espécie de currículo do seu personagem, você vai descrever se ele é forte, preguiçoso, rápido.Conforme vai preenchendo, aos poucos você vai moldar o tipo do seu personagem.Ah sim o mais importante, para preencher a ficha, tem que de forma correta, baseado nas regras do sistema escolhido.

Livros

Para um jogador e narrador de RPG é importante obter Livros de RPG, sendo uma peça necessária para jogar. Normalmente os livros contem resumos sobre personagens prontos, jogadas, como construir fichas, cenários, especialidades e tudo mais que será necessário. Isto não só é valido para construir um personagem, como narrar e determinar o que o grupo iria fazer durante a jornada do grupo. Lembrando, diversos livros de RPG que contem um sistema diferente para jogar.

Sistemas

Sistemas de RPG definem regras para jogar que se encaixe em um ambiente, seja medieval, terror, investigativo, etc. Há muitos tipos de sistemas, cada pessoa pode aprender com facilidade ou não. Depois de ler os livros de regras para determinado cenário (Isso mesmo, se quer realmente jogar tem que ler para entender claramente e quem sabe discutir com o narrador ou outro jogador que esteja equivocado.).

Cenários

Ambientações e temas de historias para serem seguidas, obviamente deve ler como deve agir de acordo com o cenário.

Ex: Você está em uma Floresta, não há se quer alguém que esteja rondando por ali. Seus tímpanos escutam em uma pequena distancia um trotar, deve ser um cavalo, o som aumenta a cada passo do animal. Finalmente você vê um cavalo negro juntamente com um cavaleiro de armadura negra, segurando uma lança em sua direção. Mas você se lembra que em seu bolso havia uma pistola, logo aponta a arma para o tal cavaleiro e ameaça atirar se ele não sair dai.

Mas espera ai, se eu estou na idade-média, porque raios eu ameaçaria um cavaleiro com uma pistola? Ora deve ser porque não li adequadamente como é o cenário do Jogo medieval em que me convidaram. Para não ocorrer esse tipo de coisa leia as regras e o cenário do jogo para poder interpretar corretamente.

Como o Post ficou grande, logo vou colocar a segunda e quem sabe ultima parte do “O que é RPG?”. Espero que tenham esclarecido um pouco as duvidas. =)

0 comentários: